História

A Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Ceará – CONADEC, também denominada de COMEADEC, é a entidade máxima de resolução de questões administrativas eclesiásticas das atividades dos ministros religiosos e das igrejas filiadas e vinculadas do Ministério do Templo Central desde 1937 no Estado do Ceará, com sede na cidade de Fortaleza, e circunscrição eclesiástica em todo o território do Ceará, para decidir, em primeira instância por sua Diretoria e por sua Assembleia Geral em grau de recurso, todas as questões a ela submetidas relativas à Administração, a ética, a moral, os bons costumes, a doutrina e a dogmática religiosa de suas igrejas filiadas. Registro de ordem 1794, no 1° Registro de Títulos e Documentos – Cartório Pergentino Maia, da Comarca de Fortaleza- CE

Somos filiados e vinculados a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB e a União de Ministros das Assembleias de Deus no Nordeste – UMADENE.

HISTÓRIA DA CONVENÇÃO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO ESTADO DO CEARÁ – CONADEC

História, Fatos e Conquistas.

A Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Ceará – CONADEC é uma organização religiosa sem fins econômicos, fundada em 10 de dezembro de 1937 pelo Pastor José Teixeira Rêgo, que mantém as Igrejas e Ministros vinculados reciprocamente, reconhecida em todo território nacional como Ministério Templo Central; é a Primeira Instância denominacional das Assembleias de Deus em nossa circunscrição eclesiástica (CGADB-ES, Art. 14). A CONADEC tem como finalidade: Promover a união e incentivar o progresso das Assembleias de Deus no Estado do Ceará; defender os princípios doutrinários da Bíblia Sagrada, a ética, a moral e os bons costumes em geral e especialmente, na prática do ministério; proceder, mediante indicação da igreja local, a seleção e ordenação de Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Ceará, bem como sua disciplina; legitimar a atividade do Ministro do Evangelho; incrementar através das Igrejas locais, filiadas o trabalho de evangelização no Estado do Ceará; promover a obra de missão transcultural através da Secretaria de Missões das Assembleias de Deus do Estado do Ceará – SEMADEC; exigir dos seus membros o cumprimento e a observância do Credo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil; exercer ação disciplinar sobre os seus Ministros; promover a educação, formação e preparação de seus membros através de cursos, seminários, palestras e eventos; criar e manter instituições de cunho filantrópico, educacional, cultural e radiodifusão; orientar seus membros e igrejas filiadas na prática da cidadania e da ação política e social.

Tiveram a honra de presidir esta magna e importantíssima Convenção os Pastores: José Teixeira Rêgo, Armando Chaves Cohen, Emiliano Ferreira da Costa, Sebastião Mendes Pereira, Pedro Cavalcante Falcão, João Bezerra da Silva, José Bezerra de Oliveira. O Pastor João Gonçalves Mendes é o seu atual Presidente.

Tudo iniciou quando no dia 1º de maio de 1932, a Igreja em Fortaleza recebeu como Presidente, o Pastor José Teixeira Rêgo, nosso patrono idealizador e fundador da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil em 1930 e da CONADEC em 1936. Ainda no segundo semestre de 1935 a Igreja aluga um galpão à Rua Tereza Cristina, onde passa a realizar seus cultos, pois os irmãos congregavam temporariamente na Rua Visconde de Cauipe, nº 2440, hoje Avenida da Universidade. No ano seguinte, em 1936, pelo valor de vinte e cinco Contos de Réis, a Igreja, os pastores do Estado e os Missionários enviados da Igreja em Belém/Pará compraram este imóvel, onde já estava instalada, através das ofertas dos membros da igreja e dos pastores que compunham nosso Ministério Templo Central, feito celebrado e realizado na sua primeira reunião Convencional de pastores no Estado do Ceará.

O Pastor José Teixeira Rêgo, zeloso com a doutrina e ágil na evangelização, logo expandiu a igreja da Capital para o interior do Estado, sendo que de 29 de novembro a 06 de dezembro de 1936 realizou a PRIMEIRA REUNIÃO CONVENCIONAL DOS PASTORES DAS ASSEMBLEIAS DEUS DO CEARÁ, ocasião em que se efetivou a ligação do Campo da Praia com a Igreja em Fortaleza.

No ano seguinte, mais precisamente no dia 10 de dezembro de 1937, o pastor José Teixeira Rêgo juntamente com alguns pastores, evangelistas e missionários realizaram e fundaram oficialmente a Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Estado do Ceará. O quórum da Assembleia Geral foi o seguinte:

I – Representaram a Igreja Mãe em Belém – Pará, os missionários: Nels Nelson, Virgil Frank, Frank J. Stolter, V. Z. Fullertos e Mona Smite;

II – As Igrejas do Interior do Estado do Ceará foram representadas nesta Assembleia pelos seguintes pastores: Pr. Francisco Adriano de Carlos – Assembleia de Deus em Iguatu, Pr. Antônio Alves dos Santos – Assembleia de Deus em São Luiz do Curú, Pr. Antônio Ferreira Lima – Assembleia de Deus em Maranguape, Cícero Paulo de Lima e Pr. Francisco Puruense de Alencar(Panchico) – Assembleia de Deus em Morada Nova, Pr. José Alencar de Macedo – Assembleia de Deus em Cipuada/Roldão/Morada Nova, Pr. Antero Gomes Pereira – Assembleia de Deus em Itapajé, Pr. Antônio Rodrigues de Lima – Assembleia de Deus em Betânia, Pr. João Antunes Paes – Assembleia de Deus em Itapipoca, Pr. Raimundo Marinho dos Santos – Assembleia de Deus em Caucaia, Pr. Alfredo Carneiro – Assembleia de Deus em Crato, Pr. Emídio Saraiva Granjeiro e Pr. Antônio Saraiva Granjeiro – Assembleia de Deus em Campo Sales;

III – A Igreja em Fortaleza – Capital, além do Pastor José Teixeira Rêgo, foi representada pelos seguintes pastores, missionários e membros: José Rodrigues da Silva, João Olegário Rodrigues, José de Sousa Motta, Manoel Gonzaga de Almeida, Orlando Bastos, Quininha Bastos, Anna Rodrigues da Silva, Francisco Carneiro Filho, Francisco Lopes da Silva, Francisco José de Sousa, Manoel Caetano de Menezes, Manoel Roberto de Lima, Severino R. Cavalcante, José de Paula Bezerra, José de Salles Mourão, Olímpio Martins dos Santos, João Luiz Pereira, Francisco Cristiano de Brito, Luiz Francisco de Oliveira e Francisco Gomes dos Santos.

Desde então, a Igreja da Capital se tornou a Sede das Assembleias de Deus do Estado do Ceará[1]. Na referida Convenção, presidiu a Mesa Diretora, o Pastor Nels Nelson e como Vice, o Pastor Virgil Frank.

O fato marcante dessas realizações foi a inauguração solene do Templo Central das Assembleias de Deus do Estado do Ceará em Fortaleza e da Sede da Convenção das Assembléias de Deus do Estado do Ceará, no seu tradicional endereço, a Rua Tereza Cristina, 673, Centro, no dia 1º de Maio de 1942. Nesta época nossos pastores carregaram muitos tijolos e pedras nas costas, suaram muito para ver hoje tudo construído para a glória de Deus.

Ao falecer em 05 de dezembro de 1960, o Pastor José Teixeira Rêgo foi aclamado como “Apóstolo do Ceará” e em seu lugar foi empossado no dia 26 de janeiro de 1961, o Pastor Armando Chaves Cohen, ficando no cargo pouco mais de um ano.

No dia 07 de fevereiro de 1962 assumiu o pastorado da Assembleia de Deus em Fortaleza e a Presidência da Convenção Estadual, o Pastor Emiliano Ferreira da Costa. Este realizou um profícuo trabalho no Ceará e foi um grande empreendedor da Convenção Estadual, lutando e pedindo ofertas em todo o País para construir um local para a realização dos eventos da pastoral (Escola Bíblica e Assembleias Gerais). No ano de 1974, o Pastor Emiliano Ferreira da Costa coordenou a celebração do Jubileu de Ouro das Assembleias de Deus no Ceará. Além de ser um visionário dirigindo a Igreja da Capital e a Convenção Estadual foi o homem que fundou a SEMADEC – Secretaria de Missão do Estado do Ceará – órgão vinculado a CONADEC. E, foi nesta década, tomada de guerras e vários conflitos na Europa, tais com a primavera de Praga (tomada da Checoslováquia, agosto/1968 e assassinatos que chocaram o mundo, como o de Martin Luther King-abri/1968, e Robert Kennedy, que o Pastor Emiliano Ferreira da Costa foi o anfitrião da 19ª edição da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), sob a presidência do pastor João Alves Corrêa. Dezenas de obreiros de vários estados do Brasil estiveram pela primeira vez em solo cearense, a “terra da luz”, para discutir temáticas sobre os destinos da denominação aqui no Ceará e em todo o País. As plenárias aconteceram de 25 a 30 de novembro na sede da Igreja Assembleia de Deus – Templo Central, localizado na Rua Tereza Cristina, nº 673, no Centro.

O Pr. Emiliano também angariou muitos recursos dos Pastores no Ceará e fora do Estado para comprar as casas ao lado do Templo Central e destinando-as ao uso e disponibilidade da SEMADEC/CONADEC.

No dia 1º de maio de 1985, o Pastor Emiliano veio a falecer e, três dias depois assumiu a Presidência da Igreja e Presidência da Convenção Estadual o Pastor Sebastião Mendes Pereira (Pastor Bastos). Durante seus 25 anos de liderança à frente das Assembleias de Deus no Ceará foram realizadas dezenas de projetos que fizeram prosperar a Obra do Senhor em todo Estado, inclusive a última reforma do majestoso Templo Central. Na gestão do Pastor Bastos, foi fundada a Revista Eclesiástica – órgão de Divulgação Oficial das Assembleia de Deus no Estado do Ceará.

No dia 03 de junho de 2010, o Pastor Bastos foi recolhido às mansões celestiais e foi sucedido pelo Pastor José Deusdedith Farias, o qual permaneceu no cargo por quase um ano, vindo a falecer no dia 05 de maio de 2011. O Pastor Deusdedith também trabalhou muito pela Igreja no Ceará, atuando na qualidade de membro das Diretorias da Igreja e da Convenção nas gestões do Pastor Emiliano e do Pastor Bastos. Como Presidente o Pr. José Deusdedith, deu continuidade aos trabalhos dos seus antecessores.

Destaca-se que foi o Reverendo Pastor José Deusdedith Farias, em comum acordo com a Convenção Estadual e a pastoral cearense, quem celebrou os seguintes acordos:

I – Concedeu autonomia e liberdade para que a Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Ceará – CONADEC tivesse seu próprio Presidente, o que até então era cumulativo para o Presidente da Igreja em Fortaleza, desde sua fundação[2];

II – Transferiu as acomodações do escritório da Convenção Estadual que há muito tempo, desde sua fundação, se limitava em duas salas no Primeiro Andar do Anexo do Templo Central (34M² – Sala dos Presidentes e 27m² – Sala de reuniões para resolução dos problemas das Igrejas e Ministros do Interior), contribuindo assim para melhorar a assistência das Igrejas e Ministros tanto da Capital, região Metropolitana quanto do Interior, visto que a Convenção cuida não somente de seus Ministros, mas também de todas as demais igrejas do Estado.

III – Concordou que a CONADEC se estabelecesse nas novas instalações com 117m², onde funcionou a Secretaria Geral, Tesouraria Geral, Assessoria Jurídica e Presidência, além do mirante que contava com 32m², e da SEMADEC (piso e 1º andar com 136m²), que permaneceu na casa ao lado perfazendo um total de área 285m².

Após breve período de transição, por ocasião da Magna Assembleia Geral Extraordinária, no Templo Central, no dia 06 de junho de 2011 foi eleito por aclamação para liderar o pastorado da Igreja em Fortaleza, o Pastor Antônio José Azevedo Pereira, conforme disposição estatutária do parágrafo único, Art. 76/ES-IEADTC/Fortaleza, permanecendo no cargo até a presente data desenvolvendo um grande trabalho de restauração/estruturação organizacional na administração e vida espiritual da igreja.

A Convenção tem marcado papel importantíssimo na evangelização, plantação de novas Igreja e formação de ministros, o que tem contribuído para um crescimento glorioso para o Reino de Deus e a existência das Assembleias de Deus no Estado do Ceará.

Um fato histórico e importante nas Assembleias de Deus no Estado do Ceará ministério Templo Central que merece destaque foi que: sempre o Pastor – Presidente da Igreja em Fortaleza era também o Pastor Presidente da Convenção Estadual até o falecimento do Pastor Bastos. Quando assumiu a presidência da igreja dia 04 de junho de 2010, o Pr. José Deusdedit Farias, que fora 1º Vice-Presidente da Igreja-Sede em Fortaleza e 1º Tesoureiro da Convenção, pelos estatutos eram inquestionáveis as prerrogativas de acumular as duas funções: Presidência da Igreja na Capital e da Convenção Estadual, como já ocorria há 73 anos desde a fundação. Todavia, o Pr. Deusdedit concedeu à Convenção autonomia para que tivesse seu próprio Pastor – Presidente, conforme acordo com a pastoral cearense. Como podemos ver, houve uma grande mudança no destino das duas instituições, a Igreja-Sede de Fortaleza, doravante denominada IEADTC, e a Convenção Estadual-CONADEC. Com a concessão da autonomia se instalou uma nova realidade. Ambas as instituições passaram a possuir seu próprio Pastor – Presidente com autonomia administrativa e executivas distintas, todavia, mantêm-se unidas por laços fraternos, ministeriais e institucionais.

Já instaurada a nova fase, concluiu-se a reforma do estatuto social da Convenção e da Igreja em Fortaleza. Após a renúncia do Pr. Pedro Cavalcante Falcão à presidência da Convenção, iniciou-se o processo de eleição para presidência da CONADEC, em regime de chapa fechada para um mandato de quatro anos (2011-2014), logrando êxito a Chapa Presidida pelo Pastor João Bezerra da Silva.

Sob a presidência do pastor João Bezerra da Silva, a CONADEC apresentou índices consideráveis de crescimento nas áreas da plantação de Igrejas, formação de novos Ministros e envio de novos Missionários.

Além do Centro Administrativo Pr. Emiliano Ferreira da Costa, localizado em sua Sede – Rua Tereza Cristina 673 – Centro de Fortaleza – Ceará, passou a possuir um empreendimento com mais de 10.000M² (dez mil metros quadrados), dando origem ao Centro Social e Cultural da CONADEC em Caucaia-Ceará, com projeto de auditórios climatizados para realização dos grandes eventos, alojamento com capacidade para 1.200 pessoas, cozinha industrial, estacionamento, estrutura para escritório.

No entanto, em 2019 a Convenção resolveu firmar um acordo juntamente com a Igreja em Fortaleza, no sentido de comprarem o prédio localizado na esquina da Rua Teresa Cristina nº 711, dessa forma, desocupando as dependências da Igreja em Fortaleza desde sua fundação.

A igreja em Fortaleza foi generosa com nossa Convenção, doando o valor da entrada da Compra do mencionado imóvel, mais 60 parcelas mensais com valor destinado ao pagamento do remanescente restante.

 Dessa forma, a Convenção pode continuar mantendo dormitórios, estacionamento e alimentação para os pastores em Fortaleza localizado na Rua Teresa Cristina.

Além disso, a Convenção mantém folha de pagamento com jubilados e viúvas, bem como seguro de vida para Ministros em dias com sua obrigações além de outros investimentos de cunho social e ministerial.

Desenvolve, através da SEMADEC, um trabalho muito profícuo de evangelização dos povos com mais de 90 missionários espalhados pelo mundo, além de outros projetos como por exemplo PAMIC – Programa de Assistência Missionária de Crianças, CIM – Curso de Imersão Missionária, aquisição e construção de templos e escolas em outros Países.

Sua atual Diretoria é composta pelos seguintes pastores: Pr. João Gonçalves Mendes – Presidente; Pr. José Costa de Melo – 1º Vice-Presidente; Pr. Eliackim Rodrigues de Sousa -2º Vice-Presidente; Pr. Mário César Rodrigues -3º Vice Presidente; Pr. José Alexsandro S. Araújo–1º Secretário; Pr. Marivaldo da Silva Ribeiro –2º Secretário; Pr. Silas de Souza Cabral – 1º Tesoureiro; Pr. Sidiclei Gomes Fernandes – 2º Tesoureiro:

O lema da CONADEC é:“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2ªTm 2.15).

 Arquivo: Memorian, conadec.


[1] Bíblia do Centenário. Ed. Comemorativa, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Templo Central – IEADTC, Encarte/frente, julho/2014.

[2] Bíblia do Centenário. História da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Ceará – CONADEC. Encarte/final/2014.